Toma um fósforo acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro. A mão que te afaga, é a mesma que te apedreja. Se alguém causa ainda pena a tua chaga apedreja essa mão vil que te afaga, escarra na boca que te beija! RE-Incidente em Antares

sexta-feira, novembro 09, 2007

Assim é, se lhe parece. Tudo é publicidade.

Henry Miller dizia que a publicidade é uma profissão formada de advogados fracassados, escritores frustrados, alcoólatras e artistas decadentes. Essas mesmas expressões já as ouvi de pessoas notáveis, inclusive de alguns dos melhores publicitários da Inglaterra e Estados Unidos e de um sem número de amigos acadêmicos. Esta má impressão não corresponde á realidade. Acontece que a profissão, por ser eminentemente criativa, acolhe gente de toda espécie e origem, sem nenhum preconceito, sempre a procura desse material tão raro no mundo, que é o talento. Bem, mas este texto não procura explicar a razão e lógica do universo publicitário, mas sim, o mercado de trabalho no qual se encontra inserido, seus flertes com a psicologia e sua importância. Uma vez entendidos estes pormenores, passemos ao proposto.
Com o advento da globalização, o profissional de comunicação antes atuante em áreas específicas, e veículos idem, tende a diversificar, ou melhor, dizendo pluralizar a demanda do atual mercado. Tudo é publicidade. Logo todo momento é uma oportunidade latente passível a ser explorada por mentes mais perspicazes. Ampliar a sua rede pessoal de contatos tornou-se ordem do dia. “Assessoria de, assessor do, cobertura de, um opinativo aqui outro acolá, solta uma matéria tendenciosa aqui, que tal uma peça que enalteça não só meu produto, mas que ressalte meu nome”. E se o contratante for um político então...
Você acorda pela manhã abrindo um Sorriso suave e refrescante. Mostra com orgulho ao espelho seus dentes brancos e hálito puro. Seu corpo saudável (ou não) é regido pelos imperativos estéticos da tevê, as sopas light que aquela atriz, eu disse atriz? Na verdade apresentadora, ou melhor, dizendo mãe do filho de um cantor mundialmente famoso. Na hora do almoço, a bebida tornou-se o prato principal, claro, você conheceu o lado... da vida! Admita. Você decidiu viver sem fronteiras já faz tempo, principalmente no que se refere ao telefone celular. Todo o eufemismo apresentado neste parágrafo foi proposital, visando mostrar como nós, isso mesmo, eu você e todos os demais, que tudo é publicidade.
Tudo é publicidade. Já disse isso? Bem, vale reforçar. Então é correto afirmar que se tudo é publicidade, conseqüentemente o mercado de trabalho do publicitário é o mundo capitalista. Um publicitário moderno deve saber o que tudo envolve a profissão, ser um negociante esperto, enxergar novas idéias na mídia, ter sensibilidade para analisar o perfil, o intelecto, a necessidade de seus clientes e do mercado.
Escrever bem, tanto nos textos e títulos como é o caso dos produtos de necessidade básica. Informação em quantidade, de todo tipo e toda espécie. Acadêmica, técnica e até amenidades. Uma bagagem cultural sólida, história da arte clássica e moderna, literatura, filosofia, teatro, cinema, cultura e, sobretudo, conhecer os principais movimentos culturais que fazem o século XXl. Conhecer pessoas e personagens, em suma, a psique. A fundo, sempre será o grande capital para um publicitário que tem de agir como uma sanguessuga absorvendo dessas pessoas (clientes, consumidores...) todos os conhecimentos possíveis para assim enriquecer os seus – nesse sentido vale tudo, desde experiência de um feirante, um industrial, uma prostituta, um padre ou um chofer de caminhão. È preciso saber como pensa o costureiro, o arquiteto, a dona de casa, a faxineira ou a enfermeira. Ser rápido e agitado, e poder oferecer seu patrimônio intelectual a serviço dos clientes, preocupados com seus problemas específicos. E é essa vertente do publicitário que a psicologia auxilia, oferecendo subsídios, apoio e sustentação.
E assim que o bom profissional sempre sabe mostrar as coisas de um lado novo, inédito, surpreendente, e é isto que fascina o anunciante.